Valor do Negócio

Valor NegocioSaber quanto vale seu negócio é muito importante, afinal é ali que estão os sonhos. Ainda, manter uma análise do valor adicionado ao longo do tempo, é outra ação relevante. 

Técnicas e as mais variadas análises estão disponíveis para aplicação ao seu negócio de acordo com sua necessidade.

Gestão de Custos

Gestao de CustosEstratégia do negócio de um lado, do outro as ferramentas de operação: controles internos, metodologias de trabalho; medição de preços; etc 

Quando todas estas informações são adequadamente organizadas, é então possível analisar a eficiência e a a eficácia com que o negócio está atuando. Assim como, qual o conjunto de indicadores vão ser utilizados para monitoramento dos custos.

Análise Econômica

Analise EconomicaAnálise dos fluxos financeiros, necessidade de Capital de Giro, giro de estoques, ciclo de fornecedores, é parte da tarefa para encontrar a solução que o Cliente visa. As etapas por onde percorre a atividade são: 
- Entendimento da situação
- Levantamento de alternativas
- Estruturação do Plano de Ação
- Gestão e Controle da implantação

O entendimento da situação é feita com base nas narrativas do Cliente e a revisão de seus relatórios gerenciais já elaborados e utilizados para a decisão no cotidiano. 
Entender a estrutura de capital, liquidez, rentabilidade, geração de caixa, o nível de estoques, prazos de recebimentos e pagamentos, endividamento bancário entre outros, são os elementos base desta etapa.

Orçamento

OrçamentoOrçamento é a materialização da estratégia da empresa, ferramenta vital para o monitoramento da rota, do caminho por onde se está passando. Por mais custoso, é ele ferramenta muito relevante para a administração das metas contratadas, gestão das disponibilidades e das necessidades a serem enfrentadas. É ele que pode nos dizer qual é o tamanho dos esforços a serem enfrentados. Precisa, sim, ser revisado periodicamente, e principalmente quando o cenário sofre qualquer mudança, consolida informações e dados, tais como:
-  Visão macro econômica e dos setores relevantes para o negócio; 
- Projeção das Vendas;
- ABC de Produtos e Clientes; 
- Despesas Recorrentes Administrativas e Comerciais; 
- Investimentos e Capital Necessário; 
- Fluxo de Caixa, e 
- Rentabilidade.

Sem caixa o negócio não se sustenta

CaixaVendas são importantes, lucros também, mas se o caixa não for gerado não há como enfrentar as contas a pagar, a rentabilidade é importante. Como a falta de  caixa a afeta! Esse é um escopo importante para iniciar o entendimento dos fluxos financeiros.

O bom entendimento dos fluxos financeiros, ciclos de compras, estoques e fornecedores vai ajudar muito na boa gestão do caixa.

O domínio dos produtos financeiros e da relação com o sistema financeiro, permite uma maior contribuição para o resultado final, com uma carga de custos financeiros e encargos muito menor.

Análise Financeira

Analise Financeira“A aptidão financeira está nos bancos e não nas empresas.” Esta crença atrapalha por demais o dia a dia das empresas. É preciso ter foco e atenção ao custo dos fatores que envolvem a necessidade de recursos financeiros, em resumo – quanto custa o dinheiro que é preciso para o negócio. Onde está o mais adequado, o mais barato.
A administração de alguns poucos indicadores, análise das curvas de comportamento, exame da história de cada dado, e a comparação com as decisões implementadas, permite então entender o impacto de cada estratégia.
Olhe dados, indicadores, ou curvas de comportamento de:

  • Vendas
  • Margens de Contribuição
  • Custos e Despesas
  • Prazos Médios

FAQ

Entenda como uma consultoria pode contribuir para a performance empresarial vendo as principais perguntas a respeito.


Leia mais...

Soluções

Nosso sólido conhecimento em administração empresarial tem foco em Estratégia, Finanças, Processos e Pessoas.
 

Conheça mais...