FAQ

1) O que é Consultoria?

Consultoria é o processo de avaliação de uma questão específica e a realização de um estudo acerca do assunto, possibilitando a geração de informações para tomada de decisão. Essencialmente a Consultoria é a avaliação de uma necessidade empresarial e a posterior formulação de uma solução para preencher tal necessidade.

Pode-se definir que Consultoria é um serviço que oferece suporte a gestores ou proprietários de empresas, para apoiar as tomadas de decisões estratégicas, o que pode resultar em grande impacto positivo sobre a performance atual e futura da organização.

O objetivo da Consultoria é, por meio de metodologias, apresentar a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, considerando os riscos, competição e diversas outras possibilidades que nem sempre podem observadas pelos próprios gestores ou empresários.

 

2) Como a Consultoria funciona?

Primeiro é preciso bem estabelecer o que é o objeto de estudo da Consultoria. A definição do ponto inicial, ou causa da necessidade é aspecto chave para o início de qualquer trabalho que busque uma nova metodologia, processo de trabalho ou solução.

É preciso esclarecer qual é a questão a ser tratada, e então estudá-la buscando compreender suas origens.

Depois de bem compreendido o ponto a desenvolver, se estabelece um plano de ação. Tal plano deve considerar aspectos como:

  • Setor de atuação da empresa
  • Volume de operações
  • Número de funcionários
  • Estratégia mercadológica
  • Missão, visão e valores
  • Objetivos a curto, médio e longo prazo
  • Entre muitos outros

 

3) Por que contratar um Consultor?

A contratação de um Consultor é a forma mais rápida e eficiente de buscar desenvolvimento e melhorias em uma organização. O Consultor é um profissional externo que permite agregar valor a processos e produtos utilizando-se de diversas metodologias de gestão empresarial, as quais bem utilizadas podem alavancar os resultados de uma organização fácil e rapidamente.

A chave de uma boa Consultoria está em compreender bem a necessidade de clientes e oferecer soluções objetivas que permitam atingir os resultados esperados com objetividade.

 

4) O que devo considerar antes de contratar uma Consultoria?

A consequência mais certa e absoluta após um trabalho de consultoria é a MUDANÇA. O empresário/gestor deve estar preparado para compreender o cenário com realismo e a necessidade de alterar formas de trabalho para alcançar novos resultados. Ao buscar uma consultoria o empresário deve estar aberto a quebrar paradigmas e estabelecer novas formas de trabalho e relacionamento.

Insights

Compreenda alguns dos principais desafios empresariais e como administrá-los, tornando sua empresa mais competitiva.
 

Saiba mais...

FAQ

Entenda como uma consultoria pode contribuir para a performance empresarial vendo as principais perguntas a respeito.


Leia mais...

Soluções

Nosso sólido conhecimento em administração empresarial tem foco em Estratégia, Finanças, Processos e Pessoas.
 

Conheça mais...